QUAL O CRITÉRIO DE CLASSIFICAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS?
A equipa iOutlet™ procura classificar todos os equipamentos que possui de forma sensata, cuidada e justa.
Apesar de não ser uma tarefa fácil, uma vez que todos temos percepções diferentes, analisamos a uma distância que geralmente se designa por “homem médio”, ou seja, à distância a que os equipamentos são utilizados pelos clientes.
De referir que, salvo raras exceções, todos os graus são alusivos somente à aparência dos equipamentos, nunca à sua funcionalidade; caso exista alguma condição em termos funcionais, essa informação está explícita na descrição do produto.
Todos os equipamentos têm de estar a funcionar dentro dos parâmetros do fabricante com o desgaste normal de um produto usado.
Assim, os nossos equipamentos usados e recondicionados classificam-se por graus: Swap, Grau Premium, Grau A, Grau B, Grau C Mais e Grau C.
De seguida, pode consultar a especificidade e fotografias caraterizadoras para cada um dos Graus mencionados:
As fotografias exibidas são meramente ilustrativas
Swap (recondicionado)
Dispositivos de altíssima qualidade usados como dispositivo de substituição em garantia pelo fabricante. Os dispositivos parecem novos.
Grau Premium
Equipamento imaculado. Ecrã e estrutura como novos. Com a possibilidade de ainda ter garantia do fabricante.
Grau A
Os equipamentos encontram-se em excelente estado com desgaste mínimo. Podem ter algumas marcas mínimas.
São permitidos pequenas marcas na parte traseira. O ecrã pode ter leves marcas que não são perceptíveis à distância de um braço.
Grau B
Os equipamentos estão em boas condições. São consentidos riscos e marcas de contorno leve a médio.
Pode ter marcas menores no ecrã.
A parte traseira pode ter conjuntos de riscos, lascas superficiais ou alguma descoloração ligeira.
Grau C Mais
Os equipamentos apresentam-se como usados e podem expor sinais de desgaste moderado.
Pode ter marcas marcas no ecrã.
A parte traseira pode ter conjuntos de riscos, lascas superficiais ou alguma descoloração. Quanto à parte da frente, pode ter conjuntos de marcas ligeiramente sobressaídas.
Grau C
Os equipamentos apresentam-se como usados e podem expor sinais de desgaste moderado a intenso.
Arranhões e amolgadelas mais profundas são permitidos na estrutura. A parte traseira pode apresentar arranhões profundos, lascas mais profundas e/ou descoloração.
O ecrã pode possuir vários riscos mais profundos, picadas e uma leve descoloração.
Para além dos Graus referidos acima, na descrição do produto podem surgir informações adicionais. Nos próximos pontos, poderá entender de forma mais específica cada um dos conceito:
Funcionalidade
Todas as baterias mantêm a carga e funcionam em condições normais. Não garantimos uma percentagem específica da bateria, uma vez que pode ser afetada por condições externas durante o uso – por exemplo, temperatura ou humidade.
As baterias que apresentem uma percentagem inferior a 80%, recomendação mínima da fabricante, são trocadas.
Dispositivo Totalmente Funcional
Dispositivo a funcionar em pleno
Falha Menor Estética
Um dispositivo totalmente funcional com uma pequena falha estética que não interrompe o uso normal do dispositivo.
Uma falha menor é ignorada quando o grau estético é determinado.
Caso existam falhas adicionais, na descrição do produto estão explícitas as mesmas de forma específica.
Testado Visualmente
O dispositivo está sem qualquer dano físico e é classificado única e exclusivamente de forma visual
Informação Adicional
Selo Violado
Dispositivo novo com selo de fábrica Violado.
Lasca/Racha
Lasca/racha menor na frente ou atrás, ou na tela.
Descoloração
Ícones, texto ou descoloração geral no LCD. Quase imperceptível.
Desgaste Cosmético Severo
O equipamento apresenta marcas severas a nível estético.
Gravação Personalizada
Logotipo ou texto impresso/gravado no dispositivo. Por exemplo, quando alguém oferece um equipamento pode fazer uma gravação personalizada com o nome etc
Gravação Personalizada Removida
A gravação personalizada foi removida ou disfarçada
Bloqueio (Desbloqueado)
O dispositivo não está com a conta de utilizador bloqueada (iCloud)
Caixa Original Apple
Caixa Nova oficial Apple que não inclui acessórios.
Outro
Pode ser 1 dos seguintes:
- Ponto transparente quase imperceptível na câmera;
- Pequenos pontos de cola na borda da tela;
- Outros detalhes estéticos que não afetam a funcionalidade do dispositivo.
Marcado de Propósito
Marcas em alguma área do dispositivo. Geralmente feito para remover um logotipo, adesivo ou informações pessoais.
Novo
O dispositivo nunca foi usado e está numa embalagem lacrada de fábrica.
Caixa original
O dispositivo inclui a caixa original com os acessórios principais (carregador, cabos de conexão, etc.)
Caixa Danificada
A embalagem está danificada, mas o produto e os seus acessórios estão em boas condições.
Caixa Original UK
A caixa original é a que é vendida no Reino Unido.
Descrição das falhas em MACs
Os Macbooks e iMacs apresentam informações adicionais quanto às falhas e especificidades. As suas funcionalidades exigem uma abordagem diferente, as quais podem ser consultadas nos pontos seguintes:
Bateria Compatível
A bateria não é do fabricante original
Todas as portas USB não funcionam
Cada porta USB está com defeito
Tela preta/tela opaca
A tela não está funcional
Erro de inicialização
O dispositivo não inicializa no sistema operacional
Bateria não fixa
A bateria não fica fixa e pode cair, fazendo com que o dispositivo desligue
Tomada de carga estragada
Dispositivo não carrega
O dispositivo carrega, mas o indicador não está a funcionar
Conector partido na placa-mãe
Conectores quebrados ou ausentes na placa-mãe
Dobradiças quebradas
A tela não pode ser fixada em uma posição
Problema BT
Bluetooth está com defeito ou não está a funcionar
Problema de câmera
A câmera está com defeito ou não está a funcionar
A câmera está desconectada
A imagem está a tremer ou nebulosa
O vidro da câmera está partido
Vidro lascado
O vidro tem uma pequena lasca
Vidro de exposição rachado
O vidro que cobre a tela está rachado (nenhuma peça está em falta)
Carcaça Danificada
Pequenos danos físicos à carcaça
(bordas dobradas, tampa da embreagem partida, teclado solto, etc.)
Unidade integrada danificada / defeituosa
A unidade integrada não está a funcionar
RAM integrada danificada / defeituosa
RAM integrada não está a funcionar
Não liga
O dispositivo não liga ou não permanece ligado por 7 segundos
Gravação Personalizada
Logotipo ou texto gravado no dispositivo
Problema na ventoinha
A ventoinha não está funcionar corretamente
Problema de ventilador detectado pelo diagnóstico
Scanner de impressão digital com defeito
O scanner de impressão digital não está funcionar corretamente
Touchscreen com defeito
A tela sensível ao toque não está a funcionar corretamente
Trackpad com defeito
O trackpad não está a funcionar ou não rastreia cliques e movimentos corretamente
Problema de GPU
Falhas gráficas causadas por GPU com defeito
O dispositivo não está inicializando devido a uma GPU com defeito
Carcaça fortemente danificada
Danos físicos graves ao invólucro
(peças faltando, estrutura fortemente dobrada, peças soltas, etc.)
Desliga/reinício intermitente
Liga ou desliga aleatoriamente
A luz de fundo do teclado não funciona
A luz de fundo do teclado não está a funcionar corretamente
Falha do LCD (marcas de desgaste)
Manchas brancas na tela
Tampa fechada / abridora quebrada
Mecanismo que fixa a tela ao quadro está danificada
Loose Hinge
A tela está instável na posição fixa
Dano Líquido Principal
Danos graves causados por líquido. Maioria da placa-mãe afetada
Problema de microfone
O microfone não está funcionar correctamente
Pequeno problema de bloqueio da bateria
Plugues quebrados ou danificados na bateria.
A bateria permanece ligada, mas pode oscilar.
Falha menor do LCD (descoloração/manchas/poeira)
Poeira entre o painel LCD ou sob o vidro
Falha do LCD (pontos)
Pequenos pontos pretos ou brancos na tela
Falha menor do LCD (marcas de desgaste)
Marcas ou pequenas marcas na tela
Danos líquidos menores
Pequenos danos causados por líquido. Não afeta a funcionalidade
Falta um pedaço de caixa
Um pedaço da caixa inferior está faltando
Caixa inferior ausente
Falta a caixa inferior
Unidade de DVD ausente
Unidade de DVD ausente
Pés em Falta
Pés de borracha estão em falta
Falta de cabo interno
Falta um ou vários cabos internos
Faltam peças internas
Componente(s) interno(s) ausente(s)
Teclas / botões ausentes
Até 3 keycaps ausentes ou nub do ponteiro ausente
Falta painel LCD
Painel de tela ausente
Partes ausentes no chassi
Parte(s) ausente(s) da caixa externa (capa do DVD, capa da RAM, caixa inferior, etc.)
Trackpad ausente
Trackpad ausente
Teclado ausente / quebrado / pegajoso
O teclado está com defeito ou tem tampas de tecla ausentes / quebradas
A falha pode ser:
Teclado não está a funcionar
Algumas das chaves não estão a funcionar
Todas as teclas estão a funcionar, mas são difíceis de pressionar
Mais de 3 keycaps estão em falta
Mais de 5 teclas gastas
Unidade óptica não funciona
O disco não pode ser lido pela unidade óptica
Danos no revestimento do PCB
O revestimento da placa-mãe está danificado
A porta não funciona (conector Dock)
A porta que conecta o dock não está a funcionar
A porta não funciona (Ethernet)
A porta Ethernet não está a funcionar
A porta não funciona (HDMI)
A porta HDMI não está a funcionar
A porta não funciona (fone de ouvido)
Os fones de ouvido não estão funcionar ou apenas um lado está a funcionar
A porta não funciona (MiniDisplayPort/Thunderbolt)
Mini DisplayPort / Thunderbolt / DisplayPort não está funcionar corretamente
A porta não funciona (cartão SIM)
O leitor de cartão SIM não está a funcionar
A porta não funciona (USB)
Uma ou várias portas USB não estão a funcionar.
Deve ter pelo menos uma porta USB a funcionar.
A porta não funciona (VGA)
A porta VGA não está a funcionar
Porta (s) não está a funcionar
Uma ou várias portas não funcionam
O botão liga / desliga não funciona
O botão liga / desliga não está a funcionar
Slot RAM não funciona
Um ou vários slots de RAM não está a funcionar corretamente
Desempenho reduzido da bateria
Bateria que fisicamente está em boas condições e fornece energia suficiente para ligar o dispositivo, mas a vida útil da bateria é reduzida
Problema de delaminação da retina
A camada protetora da tela de retina está desgastada
Luz de fundo da tela com defeito
A luz de fundo da tela não está a funcionar corretamente
Erro de sensor
Erro de sensor detectado por diagnósticos (temperatura, tensão, brilho etc)
Grave descoloração
A tela está muito amarela / rosa / irregular
A tela está muito amarela / rosa / irregularLCD fisicamente danificado
Falha grave do LCD (sujeira sob a tela)
Muita poeira sob a tela, prejudicando gravemente o uso normal.
Falha grave do LCD (linhas, pontos, bolhas, oscilação)
Linhas severas, manchas ou bolhas na tela
Grave tremulação da tela
Problema grave de delaminação de retina
A camada protetora da tela de retina está severamente desgastada
Problema da coluna
O alto-falante não está a funcionar
O som está distorcido
Um dos alto-falantes não está a funcionar
Reparos visíveis no PCB
Reparos visíveis feitos na placa-mãe
WiFi não funciona
WiFi não está a funcionar
O WiFi está a funcionar, mas não reconhece todas as redes
SN errado no chassi
Número de série errado no chassi
Aplica-se apenas à bateria principal.
Bateria não incluída
A bateria está em estado novo (aplica-se apenas à bateria principal)
A bateria está em condições normais e mantém a carga total (aplica-se apenas à bateria principal)
A bateria mantém a carga, mas a capacidade pode ser inferior ao normal
A bateria não mantém a carga e pode estar fisicamente danificada
A bateria não mantém a carga e pode estar fisicamente danificada