Proprietários de MacBook com teclados defeituosos irão receber compensações em breve
A Apple inicia processo de pagamentos após acordo de ação coletiva relacionado a falhas nos teclados
Dois anos depois da Apple ter desembolsado 50 milhões de dólares para encerrar um processo de ação coletiva sobre os defeituosos teclados borboleta dos MacBook, está a caminho das mãos dos clientes afetados, a compensação decorrente do acordo.
Segundo atualização do site MacBook Keyboard Litigation Settlement, o tribunal emitiu uma ordem de pagamento em 27 de junho de 2024, com pagamentos programados para serem emitidos para reclamações aprovadas até agosto de 2024.
Detalhes da compensação
Os e-mails sobre o processo foram enviados em dezembro de 2022 para os proprietários de MacBook elegíveis para um pagamento. Os proprietários de MacBook que tiveram pelo menos duas substituições de topcase da Apple dentro de quatro anos de compra, estão definidos para receber um máximo de $395, enquanto os clientes que tiveram um reparo de topcase receberão até $125. Aqueles que tiveram substituições de tecla são elegíveis para receber até $50.
As reclamações foram aceites até 6 de Março de 2023, e o acordo foi finalmente aprovado em 25 de Maio do mesmo ano. Não se sabe porquê, mas houve mais de um ano de atraso nos pagamentos aos clientes.
Antecedentes
A Apple usou teclados borboleta nos Macs entre 2015 e 2019, apesar do design ter sido atualizado várias vezes durante esse período de quatro anos, o mecanismo borboleta tendia a falhar. Milhares de clientes tiveram problemas com teclas repetindo, teclas a colar e falhas de teclado devido à migalhas, poeira e outros contratempos.
Consequência do grande fracasso do teclado borboleta, a Apple voltou a um mecanismo de interruptor de tesoura. Os Macs fabricados desde finais de 2019 têm o muito mais confiável teclado de interruptor de tesoura, apto a resistir ao desgaste.
Concluindo, a Apple parece estar a agir de forma voluntária para compensar os proprietários de MacBook que sofreram com os defeituosos teclados borboleta, servindo de exemplo de como lidar com falhas de produto no mercado tecnológico.
Este texto teve como fonte: Juli Clover. Caso queira acompanhar esta e outras notícias Apple, ou se tiver interesse em adquirir produtos recondicionados da marca, não hesite em visitar o nosso website – iOutlet.