Se usa um iPhone, é provável que em algum momento precise de conectá-lo ao computador e usar o iTunes para gerir os seus arquivos, atualizá-lo ou fazer backups. No entanto, o iTunes pode não reconhecer o seu dispositivo, o que pode ser frustrante. Mas não se preocupe, existem algumas soluções para que saiba sempre o que fazer quando o iTunes não reconhece o iPhone.
O que fazer quando o iTunes não reconhece o iPhone:
1. Verifique o cabo USB
O cabo USB é a conexão física entre o iPhone e o computador, e é comum que ele se desgaste ou se danifique com o tempo. Certifique-se de que o cabo está em boas condições, sem rachaduras, dobras ou outros danos. Tente também usar um cabo USB diferente para ver se o problema é resolvido.
2. Verifique se o iPhone está desbloqueado
Se o seu iPhone estiver bloqueado com uma senha, ele não será reconhecido pelo iTunes. Certifique-se de desbloqueá-lo antes de conectá-lo ao computador.
3. Reinicie o iPhone e o computador
Às vezes, um simples reinício pode resolver o problema. Desconecte o iPhone do computador, reinicie-o e depois reinicie o computador. Em seguida, conecte o iPhone ao computador novamente e veja se ele é reconhecido.
4. Verifique se o iTunes está atualizado
Certifique-se de que a versão do iTunes está instalada no seu computador está atualizada. Abra o iTunes e verifique se há atualizações disponíveis.
5. Verifique se o driver do iPhone está instalado
O driver do iPhone é necessário para que o iTunes reconheça o dispositivo.
Se o driver estiver em falta ou desatualizado, o iTunes não irá reconhecer o iPhone.
Para verificar se o driver está instalado corretamente, siga as instruções abaixo:
- Conecte o iPhone ao computador.
- Clique com o botão direito do rato em “Meu Computador” (ou “Este PC”) e selecione “Gerir”.
- Selecione “Gestor de Dispositivos” e localize o iPhone na lista de dispositivos.
- Se o driver estiver em falta ou desatualizado, ele terá um ícone de ponto de exclamação ao lado.
- Clique com o botão direito do mouse no iPhone e selecione “Atualizar driver” para instalar a versão mais recente.
6. Tente reiniciar o serviço Apple Mobile Device
O serviço Apple Mobile Device é o responsável por permitir a comunicação entre o iTunes e o iPhone. Se ele estiver parado, o iTunes não poderá reconhecer o dispositivo. Siga as instruções abaixo para reiniciar o serviço:Pressione “Windows+R” no teclado para abrir a caixa de diálogo “Executar”.
Digite “services.msc” e pressione “Enter”.Localize “Apple Mobile Device Service” na lista de serviços e clique com o botão direito do mouse. Selecione “Reiniciar” e aguarde até que o serviço seja reiniciado.
Se nenhuma destas soluções funcionar, pode ser necessário entrar em contacto com o suporte da Apple ou agendar uma visita a uma Apple Store para obter ajuda adicional.
Esperamos que as dicas e soluções apresentadas neste artigo tenham sido úteis para saber o que fazer quando o iTunes não reconhece o iPhone. Com perseverança e um pouco de conhecimento técnico, pode rapidamente retomar o controlo sobre a gestão do seu dispositivo iOS e continuar a desfrutar da experiência Apple sem interrupções.